Funcho – Foeniculum Vulgare

Foeniculum Vulgare Esta planta alta, robusta, graciosa e perene, oriunda do Mediterrâneo e agora aclimatada em muitas partes do mundo, é uma das mais antigas plantas cultivadas. Os Romanos apreciavam os rebentos de funcho como legume; os Chineses e os Indianos valorizam o funcho como condimento e auxiliar da digestão. Hoje a água de Funcho…

Endro – Anethum Graveolens

Anethum Graveolens Planta anual, oriunda do Sul da Rússia, Ásia Ocidental e Leste do Mediterrâneo, o endro é bastante cultivado devido às suas folhas penugentas (muitas vezes chamado endro-daninho) e às suas sementes. O endro-indiano, A. g. subesp. souia, cultiva-se essencialmente devido às suas sementes, que são de cor mais clara, mais compridas e mais…

Estragão

Artemisia dracunculus Oriundo da Sibéria e da Ásia Ocidental, o estragão era desconhecido no resto da Europa até os Árabes o terem introduzido quando governavam a Espanha. Durante os séculos XVI e XVII, a evolução da cozinha clássica francesa expandiu o seu uso na culinária. Na realidade, a melhor variedade cultivada é geralmente denominada estragão-francês…

Cerefólio

Anthriscus cerefolium Oriundo do Sul da Rússia, do Cáucaso e do Sudeste da Europa, é provável que o cerefólio tenha sido introduzido no Norte da Europa pelos Romanos. Um símbolo tradicional de vida nova, a chegada do cerefólio aos mercados assinala o começo da Primavera, quando os molhos e as sopas de cereíólio aparecem nas…

Limnofília

Limnophilia aromatica   A limnofília é oriunda da Ásia tropical. Encontra-se agora à venda em viveiros nos EUA, mas quase não é conhecida na Europa. Levada para os EUA pelos imigrantes do Sudeste Asiático entre 1970 e 1990, também é conhecida pelos seus nomes vietnamitas, rau om e rau ngo. Encontra-se com facilidade nos bairros…