Aspérula Odorífera


Galium odoratum

Os bosques são o habitat natural desta erva rasteira, trepadeira e perene. Oriunda da Europa e da Ásia Ocidental, a aspérula odorífera também se encontra no clima temperado da América do Norte. As suas bonitas flores brancas em forma de estrela e os conjuntos de folhas estreitas e lustrosas fazem dela uma atractiva planta de jardim durante a Primavera.

 

Utilizações Culinárias

O aroma agradável da aspérula odorífera encontra-se no seu melhor depois da erva ter murchado. A principal utilização tradicional da erva é no Waldmeisterbowle (Waldmeisterbowle é a palavra alemã para aspérula) ou Maibowle. Estes nomes são ambos para designar um ponche feito para comemorar o Primeiro de Maio (e também outras ocasiões) usando vinho branco, ervas aromáticas, açúcar s Sekt (espumante). A aspérula odorífera também pode ser infundida em marinadas para pratos de frango e de coelho, em molhos temperados para saladas, em vinho para fazer um sabayon ou sorvete. Use apenas um ou dois caules e retire-os antes de servir ou de utilizar o liquido. As flores da aspérula odorífera são decorativas nas saladas. Vai bem com maçãs, melão, pèras e morangos.

 

Folhas frescas e flores

Uma vez que a aspérula odorífera contém cumarina, uma substância que pode causar lesões no fígado se usada em excesso e que se acredita ser carcinogénea, deverá ser usada em quantidades muito pequenas. Felizmente, apenas um ou dois caules vai transmitir o aroma predominante da erva.

 

Notas de Sabor

A planta fresca possui um aroma ténue, mas se for cortada ela liberta o perfume do feno acabado de ceifar e da vanilina. As flores são ligeiramente mais aromáticas do que as folhas; o sabor repercute o aroma.

 

Partes Utilizadas

As folhas e as flores e os caules inteiros.

 

Comprar e Guardar

As plantas encontram-se à venda em centros de floricultura e em viveiros. É melhor apanhar os raminhos de aspérula odorífera e guardá-los durante um ou dois dias antes de usar o aroma fica mais forte quando as folhas mudam ou secam e as folhas conservam o seu aroma se forem congeladas. Para congelar a planta, espalhe as folhas da aspérula odorífera num tabuleiro e, depois de congeladas, guarde-as num saco de plástico dentro do congelador.

 

Plante Você Mesmo

A aspérula odorífera pode ser semeada, embora seja lenta a germinar. Uma vez enraizada, propaga-se facilmente em zonas sombrias. As folhas e as flores podem ser apanhadas na Primavera e no início do Verão; em épocas posteriores do ano a fragrância é menos pronunciada.

 

Aspérula Odorífera