Elsholtzia


Elsholtzia ciliata

Oriunda das zonas temperadas orientais e centrais da Ásia, em especial do Vietname, a elshóltzia, ou rau kinh gio’i, é uma planta cerrada com folhas denticuladas e de cor verde-clara e espigões de flores semelhantes à alfazema. Tem um aroma algo parecido com o da erva-cidreira, mas as plantas não são aparentadas. Cultiva-se na Alemanha mais do que em quaisquer outras regiões da Europa e nas zonas dos EUA onde existem grandes centros populacionais vietnamitas. As plantas selvagens também crescem livremente em determinadas partes da Europa e da América.

Utilizações culinárias

A elshóltzia utiliza-se para aromatizar pratos de legumes, de ovos e de peixe, em sopas e com massa oriental e arroz. Pode ser adicionada á travessa de ervas aromáticas que acompanha muitas refeições vietnamitas. Na Tailândia é mais comum esta erva ser cozinhada e servida como um legume.

Vai bem com beringelas, pepino, alface, cogumelos, cebolas-brancas, carambolas, peixe e marisco.

Combina bem com manjericões asiáticos, malaguetas, coentro, galanga, alho, hortelã, perila e tamarindo.

Folhas frescas

A elshóltzia é desde há muitos anos utilizada como uma planta culinária e medicinal no Sudeste Asiático, mas continua actualmente a ser muito pouco conhecida dos cozinheiros ocidentais.

Notas de Sabor
A elshóltzia possui um aroma claro a limão, com um ligeiro travo floral; o sabor faz lembrar o da erva-cidreira, mas é mais concentrado, algo semelhante ao da erva­-limeira. Se não conseguir encontrar à venda, pode misturar erva-cidreira e erva-limeira como substituição.

Partes Utilizadas
As folhas frescas e os raminhos jovens.

Comprar e Guardar
A elshóltzia é cultivada em viveiros que fornecem ervas para os restaurantes do Sudeste Asiático e vende-se em lojas de produtos orientais, mas ainda não é muito conhecida na Europa ou na América do Norte. As folhas conservam-se por 3-4 dias num saco de plástico no frigorífico, no compar­timento para os legumes.

Plante Você Mesmo
A elshóltzia é uma planta perene, cultivada como anual. Pode ser semeada ao ar livre assim que terminarem as geadas. Os rebentos comprados numa loja de produtos orientais podem ser encorajados a germinar, colocando-os em água. As mudas feitas no Outono vão criar raízes e sobreviver se forem mantidas num local quente. Apanhe as folhas entre a Primavera e o Outono.

Elshóltzia