Saiba tudo sobre a Stevia


Stevia: o que é, quais são os seus benefícios e como utilizar no dia-a-dia

A Stevia é um erva que tem ganhado bastante destaque ultimamente. Ela tem surpreendido estudiosos ao apresentar uma série de benefícios aos que a consomem e por isso passou a ser considerada o adoçante mais saudável do mercado. Essa erva é muito conhecida por sua grande capacidade adoçante e ficou ainda mais notória depois que a Coca Cola lançou uma linha de bebidas com o seu nome e recebeu uma ótima resposta no mercado. Por essa razão reunimos informações para que você saiba mais sobre o que é a Stevia, quais são os benefícios que ela proporciona para seu bem-estar, e como utilizá-la na sua rotina do dia-a-dia.

 

O que é a Stevia?

 

A Stevia é proveniente de uma planta medicinal da América do Sul, a qual nasce principalmente no Brasil e no Paraguai. Segundo registos históricos, a erva já era utilizada desde o século V pelos índios que habitavam o continente antes da colonização. De acordo com pesquisas, além de ser usada como adoçante, a erva também era utilizada para fins medicinais: as folhas da planta Stevia eram usadas para tratar doenças do estômago e do trato digestivo.

 

Apesar de ter ganhado bastante destaque na comunidade científica e médica na atualidade, a Stevia já era muito estudada desde o século passado. Tanto que em 1952, foi considerada por pesquisadores americanos o produto natural mais doce do mundo. Outra prova disso é que o extrato da erva já é utilizado popularmente no Japão há mais de 25 anos e está presente no mercado japonês em refrigerantes, iogurtes, pães e vários outros alimentos comuns.

 

O sabor doce da planta, quando em sua forma natural, é aproximadamente 10 a 15 vezes mais forte do que o do açúcar branco. Também é importante notar que, ao contrário de muitos outros adoçantes que são vendidos no mercado, a Stevia é natural e não contém substâncias químicas em sua composição. O adoçante de Stevia é extraído das folhas da planta e, quando pronto, pode ter o sabor doce 70 a 400 vezes mais forte do que a erva natural.

 

 

Quais são os benefícios que a Stevia proporciona?

 

Por estar cada vez mais presente no mercado e por ter grande aceitação da comunidade cientifica, a Stevia tem surpreendido cada vez mais os estudiosos que se dedicam a descobrir quais são os benefícios dessa erva aromática. Além de ter o sabor muito agradável e substituir o açúcar branco, que faz mal à saúde, a Stevia oferece uma série de vantagens aos que passam a consumi-la regularmente no seu cotidiano.

 

Quando comparada a adoçantes artificiais bastante comuns e presentes no mercado, tais como o aspartame e o ciclamato de sódio, a Stevia apresenta pelo menos sete vantagens, as quais são:

 

  1. A Stevia ajuda no controle de doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão. Ou seja, ela auxilia a regular os níveis de glicose no sangue e possui compostos que naturalmente baixam a pressão arterial. Além disso, por ser um adoçante de sabor agradável e por não conter calorias, pode ser substituída pelo açúcar e ajudar na perda de peso.
  2. A Stevia possui propriedades em sua composição que ajudam a suprir, a regular e a controlar o apetite. Isso significa que a sensação de saciedade ao consumi-la é muito boa, o que diminui a vontade de consumir doces e carboidratos.
  3. É um adoçante natural que não possui produtos químicos em sua composição, ao contrário dos outros adoçantes presentes no mercado.
  4. Diferentemente do aspartame e do ciclamato de sódio, a Stevia não limita sua utilização a somente sucos e alimentos já preparados. Ela pode ser usada durante a elaboração de diversos pratos e receitas, e também na preparação de alimentos e refeições que serão cozidas ou assadas. Isso acontece porque a Stevia é capaz de se manter estável em temperaturas de até 200 °C.
  5. Não é contra indicada para crianças e gestantes, e pode ser consumida simplesmente por fazer bem a saúde. De fato, muitos têm adicionado a Stevia em suas rotinas por buscar ter uma alimentação mais saudável. Prova disso é que ela é fortemente aderida por grupos que vivem de acordo com filosofias naturais, como o veganismo, crudovismo e naturalismo.
  6. A Stevia é o único adoçante que tem origem vegetal e que é produzido em escalas industriais.
  7. Ao contrário dos outros adoçantes, nosso corpo é capaz de metabolizar a Stevia de forma que não sobram resíduos dela em nossos rins e fígado. De acordo com o Global Stevia Institute, a Stevia passa pelo corpo e seus componentes são totalmente expelidos pela urina.

Como utilizar Stevia no dia-a-dia

 

Depois de concordarmos que Stevia é um adoçante que trás vários benefícios à saúde, só falta saber como adicioná-la a nossa rotina. Como se tornou bastante popular atualmente, a Stevia pode ser encontrada facilmente nas prateleiras de supermercados. Aos que preferem utilizar as folhas desidratadas ou até mesmo o adoçante orgânico dessa erva, o melhor lugar para encontrá-la nesses formatos é em lojas de produtos naturais e na internet.

 

Como falamos anteriormente, o uso da Stevia não se limita a utilização comum dos adoçantes industrializados. Além de adoçar cafezinho, sucos, chás e diversas bebidas, a Stevia também pode ser utilizada na preparação de alimentos que passam pelo processo de cozimento. A variedade de sobremesas que podem ser feitas com a Stevia é muito grande. Dentre as muitas opções, há: bolo de tapioca, biscoitos de coco, mousse de chocolate vegan, bolinho de maçã, bolo de canela e nozes e por aí vai.

 

Não deixe de experimentar a Stevia e experimentar em seu próprio corpo os vários benefícios que citamos neste artigo. A Stevia costuma surpreender o paladar dos que a experimentam e, por essa razão, logo entra para a rotina daqueles que estão em busca de uma alimentação balanceada e saudável. Além de ser bastante saboroso, esse adoçante natural proporciona muitos benefícios à saúde dos que o consomem como um hábito diário.